RENATO DA FONSECA

Renato da Fonseca nasceu no Rio de Janeiro em uma família que incentivou sua criatividade desde cedo. Passou a infância correndo, se sujando e colecionando cicatrizes. Foi uma criança agitada que testou duas vezes para hiperatividade, já ninguém, nem mesmo o médico, acreditou quando o resultado deu negativo.

 

Formou-se em design gráfico pela UniverCidade depois de trancar e voltar algumas vezes após a descrença no curso. Foi essa mesma crise com a formação que o levou a buscar outras alternativas para o desenho industrial e encontrar o mestrado que cursaria.

 

Todo esse tempo Renato estava trabalhando no livro de uma maneira ou de outra. Umas vezes discutindo ideias, outras escrevendo contos amadores, mas sempre puxando essa conversa para parentes e amigos, interessados ou não. Contudo foi somente quando a empresa fechou que finalmente teve coragem para seguir o sonho de longa data.

 

E agora, depois de quase dois anos que pareceram uma vida, terminou o “Cabeça de “alho” e tenta controlar o medo para encarar o que vem pela frente.

Entrou no curso de Design Management no Instituto Europeo di Design de Barcelona em 2011. Morar fora se provou uma experiência difícil para quem sequer falava a língua local. Porém, depois de alguns contratempos e muita mimica, conseguiu se estabilizar, passou no mestrado e voltou para casa.

 

Assim que chegou ao Brasil, abriu uma loja virtual focada em acessórios importados da América latina com a irmã. Passou algum tempo checando importações e se reunindo com fornecedores e terceirizados, tanto no Brasil quanto na Argentina. Contudo o esforço não gerou frutos e foi obrigado a fechar as portas.